De acordo com o Exame, a taxa de empreendedorismo no Brasil chegou a 38% este ano, mas o número de falências de negócios também cresceu, o que mostra que até o mercado tem seus altos e baixos, cabe ao empreendedor saber como agir nesses momentos.

O primeiro passo é identificar que seu negócio não está indo bem: as vendas estagnaram ou caíram, falta de capital, aumento de estoque, entre outros. Posteriormente, para conseguir reerguer seu negócio, vai requerer muito planejamento.

1 – Identifique As Causas Do Problema

Primeiramente, identifique o que levou você e seu negócio a chegar nesta situação. Faça uma avaliação de todos os setores, verifique todos os detalhes, só desta maneira você será capaz de tomar decisões corretas e que definem o futuro do negócio.

2 – Contabilize

Esteja por dentro de toda a área financeira do seu negócio, faça planilhas, separe por setor, marque todos os débitos que você teve com o negócio e relacionados a ele, tudo o que ficar melhor para você conseguir atualizar o cenário.

3 – Realize Corte de Gastos

Após saber o cenário financeiro do seu negócio, identifique todos os pontos prioritários e aqueles que podem sofrer algum reajuste ou ser cortado, e faça. Além disso, avise as pessoas com quem você trabalha para que aja cooperação entre todos.

4 – Renegocie As Dívidas

Se no seu caso houver dívidas que não está conseguindo pagar, renegocie-as antes que o CNPJ da empresa caia em restrição ou a dívida se torne uma bola de neve em que você não consegue segurar. Mas tenha cautela, se a opção for crédito ou empréstimos, tome cuidado para não aumentar ainda mais sua dívida, queremos quitá-la.

5 – Faça Um Planejamento Para O Futuro

Depois de toda a turbulência, comece a planejar o futuro do seu negócio para que você não tenha que passar por esta situação novamente. Planejamento estratégico e financeiro te tiram de uma situação ruim e te protege no futuro.

Essas são só algumas dicas para você conseguir retomar seu negócio. Mas o mais importante é que você não desista, muitos empreendedores de sucesso já passaram por situações semelhantes na vida, como podemos ver aqui.

Até a próxima pessoal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *